quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Vantagens x Desvantagens do etanol!

O uso de um produto de origem vegetal para a substituição de combustíveis fósseis ainda gera certa polêmica, com defesas e críticas apaixonadas de lado a lado sobre a viabilidade econômica e ambiental da adoção da alternativa.

AVALIANDO O ÁLCOOL

Vantagens                                Desvantagens                                     
É renovávelCientistas questionam eficiência energética
Emite até 25% menos poluentes em relação à gasolinaQueimadas afetam o ambiente
Ao crescer, cana reabsorve grande parte do CO2 emitido na queima do álcoolExige uso de poluentes na produção, como fertilizantes e pesticidas
Emprega mais genteEmprega mão-de-obra pouco qualificada
Reduz consumo do petróleo em 200 mil barris/diaGeração de subprodutos poluentes na produção, como o vinhoto

A grande vantagem do álcool (ou etanol) em relação a seu principal concorrente, a gasolina, está na forma como o combustível é obtido. No caso do álcool, trata-se de uma fonte renovável, isto é, que pode ser produzida indefinidamente desde que haja condições mínimas, como a disposição de sol, chuvas e terra para a plantação. Já a gasolina é derivada do petróleo, um recurso mineral finito, que, segundo alguns especialistas menos otimistas, pode se esgotar em cerca de 50 anos.
Um dos principais questionamentos dos críticos à adoção do etanol como alternativa energética é a necessidade de uso de grandes extensões de terra para a produção vegetal. O uso dessas terras afetaria indiretamente a produção de outros vegetais, principalmente de alimentos, podendo encarecer consideravelmente tais produtos e ampliando problemas como a fome nos países produtores.
Também há preocupações com relação à sustentabilidade da produção do etanol, principalmente no que se refere à eventual necessidade de novos desmatamentos para ampliar as áreas de plantio visando o atendimento da demanda mundial crescente; ou à degradação ambiental causada pelo uso de fertilizantes e pesticidas na lavoura da cana e pelo manejo de dejetos gerados na produção, como o vinhoto.
Pelo menos no curto prazo, não há temor evidente de um aumento desenfreado do consumo de etanol que venha a mexer significativamente com o mercado do produto.
Mesmo assim, grandes empresas, como a Petrobras, estão se preparando para a dinamização do mercado do etanol. Um dos exemplos é a parceria firmada pela estatal brasileira com a trading japonesa Mitsui na prospecção de negócios na área de produção do combustível.
No Brasil, a estimativa de produção de álcool na safra 2007/2008 é cerca de 2 bilhões de litros superior (11,4%) à de 2006/2007 (de 17,5 bilhões de litros).
Só na forma como produz seu etanol o Brasil já tem larga vantagem em relação aos Estados Unidos, seu grande concorrente e possível parceiro a partir da visita do presidente e George W. Bush ao Brasil.
http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/2007/03/08/ult4294u282.jhtm

Isabella-19, Soliana-38, Luana-30, João Pedro-24 e Fernanda-17

3 comentários:

  1. O Brasil é o pioneiro no uso do etanol para veículos e o segundo produtor mundial desse combustível renovável. É lamentável o fato de empregar mão-de-obra desqualificada na sua produção. Mas o fato de ser um combustível que produz uma energia limpa é o grande diferencial entre álcool e gasolina.

    ResponderExcluir
  2. comcordo com a professora poliana....
    e seria otimo se o alcool tivesce cada vez mais utilidades
    ja que um dos piores poluentes existente hojhe e a famosa gtasolina.

    ResponderExcluir