quarta-feira, 17 de novembro de 2010

REGIÕES ONDE A PRODUÇÃO DE ETANOL É MAIS INTENSA

Hoje existem 367ii usinas e destilarias (em operação e projetos) cadastradas no
Departamento da Cana-de-açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conforme apresentadas na figura 1. A região Norte/Nordeste possui 82 unidades, as quais estão concentradas principalmente nos estados de Pernambuco (26) e Alagoas (26), seguidos por Paraíba (9). Entre os estados do Centro/Sul destacam-se: São Paulo (171), Minas Gerais (30) e Paraná (30), seguidos por Goiás (17), Mato Grosso (11) e
Mato Grosso do Sul (11).

Segundo dados da UNICA (2007a), associação que reúne as empresas que
produzem mais da metade da cana–de-açúcar do país, 52% da produção brasileira destina-se para a produção de álcool (hidratado e anidro) e 48% para a produção de açúcar, ocupando aproximadamente 5,6 milhões de hectares, que correspondem a cerca de 2,4% do solo agricultável brasileiro. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ainda há 106 milhões de hectares de terras não exploradas e disponíveis para o cultivo agrícola no Brasil (UNICA, 2007a).
O consumo interno de álcool, segundo o Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE, 2005), tem se mantido constante nos últimos anos. Entretanto, vem ocorrendo uma transição na forma de consumo, com a quase extinção dos carros movidos completamente a álcool hidratado (combustível puro) e aumento no consumo do álcool anidro (como aditivo à gasolina).

Via (EcoEco)

Alunos:       Nº    3º "M"
Alexandra  01
Carina  12
Monique  30
Patrícia  32
Tanize  40
Allisson  43

Um comentário:

  1. A concentração de usinas de produção de etanol ainda é pequena nos Estados do Sul do Brasil. Muito provavelmente, isto se deva ao pouco incentivo existente para o cultivo da cana, uma vez que a demanda, que é exclusivamente do mercado interno, é suprida pelas industrias já existentes. Além do mais, as terras encontradas nesses Estados é utilizada para o cultivo de outros tipos de grãos, tão importantes quanto a produção da cana-de-açúcar.

    ResponderExcluir