quarta-feira, 17 de novembro de 2010

BRASIL TEM A MAIOR PRODUÇÃO DE ETANOL NO MUNDO

O Brasil, maior produtor mundial de cana-de-açúcar, produziu e processou cerca de 496 milhões de toneladas na safra de 2007/2008, para 350 usinas em todo o país. A produção mundial está próxima de 1,6 bilhão de toneladas e se concentra principalmente nas regiões tropicais, especialmente nas nações em desenvolvimento da América Latina, África e sul e sudoeste da Ásia, em um total de aproximadamente cem países produtores.

Esses números justificam a realização no Brasil da segunda edição de um dos principais encontros sobre o etanol em todo o mundo, o Ethanol Summit, concebido para ser um palco de discussões aprofundadas e de alto nível sobre o biocombustível, reunindo empresários, representantes de governo, produtores e pesquisadores de várias partes do mundo. O encontro teve início na segunda-feira (1), em São Paulo.

De
acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), a produção e utilização de etanol ajudam a reduzir as emissões de gases causadores de efeito estufa em até 90% em comparação com a gasolina, com base em análises realizadas em todo o ciclo de vida do produto, desde o plantio até o veículo abastecido.

O etanol e o bagaço da cana representam 16% da matriz energética brasileira, o que os coloca no segundo lugar no ranking das principais fontes energéticas do país, ficando apenas abaixo do petróleo e derivados. Ao fim da safra 2007/2008 a cana ocupava 7,8 milhões de hectares, ou 2,2% do total de terras cultiváveis no país, sendo que a região Centro-Sul produz cerca de 90% da cana-de-açúcar brasileira. (Agência Envolverde)

Via (Abril)

Alunos:       Nº    3º "M"
Alexandra  01
Carina  12
Monique  30
Patrícia  32
Tanize  40
Allisson  43

Um comentário:

  1. Esperamos que o Brasil continue com o título de maior produtor mundial de etanol, isto porque sabe-se que outros países têm desenvolvido tecnologias de extração do mesmo produto a partir de outras culturas.

    ResponderExcluir