terça-feira, 9 de novembro de 2010

Petrobras e o Petróleo no Brasil

Criada em 1953 pela Lei 2.004 a Petrobras S.A. destina-se à prospecção (estudo preliminar de um local), extração, refino e distribuição do petróleo. Com 12.895 poços produtores de petróleo, a estatal brasileira está entre as 500 maiores empresas do mundo segundo a revista Fortune.
A história da Petrobras se confunde com a própria história da exploração do petróleo no Brasil.
Embora a primeira perfuração de um poço de petróleo no país tenha ocorrido em 1897, por um fazendeiro de São Paulo, foi só após a década de 30 que o governo começou a investir na “nacionalização dos bens do subsolo” devido à presença de empresas estrangeiras.
Curiosamente, um dos maiores incentivadores de tal campanha foi um importante escritor brasileiro: Monteiro Lobato. Ao voltar dos EUA, onde se encantara com a perspectiva de um país próspero para seus habitantes, ele se tornou um grande articulador da conscientização popular através de palestras, artigos em jornais, livros sobre o assunto e até cartas ao então presidente, Getúlio Vargas que, em 1939 cria o CNP – Conselho Nacional de Petróleo – tornando o petróleo um recurso da União.
Mais tarde, no início da década de 50 a esquerda brasileira lança a campanha “O Petróleo é Nosso” contra a tentativa dos chamados “entreguistas” de propugnar a exploração do petróleo brasileiro por empresas ou países estrangeiros alegando que o país não possuía recursos nem técnica suficiente para fazê-lo.
Em resposta, Getúlio Vargas assina a Lei 2.004 de 1953, criando a Petrobras.
Desde então, a produção que era de apenas 2.700 barris por dia saltou para 1.920 mil barris por dia, colocando a maior empresa do Brasil no 12º lugar entre as empresas do ramo do petróleo no mundo.
A Petrobras é uma empresa de economia mista, ou seja, tem a atuação controlada pelo Estado que detém mais da metade das suas ações ordinárias. Com um faturamento de US$72,3 bilhões de dólares, possui 63 sondas de perfuração sendo 44 marítimas, 12.895 poços produtores, 103 plataformas de produção, 16 refinarias, 31.089 km de dutos e 5.870 postos de combustível e ainda investe na área de combustíveis renováveis e pesquisa (dados de 2006).
No Centro de Pesquisas da Petrobrás, o Cenpes – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Miguez de Mello, são desenvolvidas tecnologias tanto para melhorar os processos existentes, quanto para buscar novas fontes de energia renovável. Criado em 1963, o Cenpes foi de fundamental importância na história das conquistas da Petrobrás. Agora, a Petrobrás pretende conseguir até 2011, através do Proger (Programa Tecnológico de Energias Renováveis) criado em 2004 pelo Cenpes, atingir a meta de fornecer 240MW da energia utilizada pelo grupo através de fontes renováveis.
Em seu Planejamento Estratégico 2004-2015 a Petrobrás garante investir até 0,5% em pesquisas relacionadas a fontes renováveis de energia como o biodiesel, a biomassa, o álcool (ver biocombustíveis), a energia eólica, a energia solar, e muitas outras, que visam o desenvolvimento sustentável.




                               ALUNOS:                         3° "M"

GISLAINE 18
IASMIM      22
JOSÉ         23
JULIANO   24
LUYARA   ?

Um comentário:

  1. Sempre que forem desenvolver qualquer tipo de pesquisa, é fundamental conhecer os detalhes históricos do objeto que está sendo investigado. Quem imaginaria que Monteiro Lobato poderia ter sido um dos incentivadores da nacionalização de uma das maiores riquezas brasileiras.

    ResponderExcluir