terça-feira, 9 de novembro de 2010

A história da PETROBRÁS

1953 - Nasce a Petrobrás: A Petrobras é fundada no dia 3 de outubro, pelo então presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de executar as atividades do setor petrolífero no Brasil em nome da União. "É, portanto, com satisfação e orgulho patriótico que hoje sancionei o texto de lei aprovado pelo poder legislativo, que constitui novo marco da nossa independência econômica", já previa ele, há mais de 50 anos.
A criação da Petrobras é resultado da campanha popular que começou em 1946, com o histórico slogan "O petróleo é nosso".
1954 - Concluída sua instalação: A Petrobras foi criada em 1953, mas sua instalação só foi concluída em 54, ao herdar do Conselho Nacional de Petróleo duas refinarias, a de Mataripe (BA) e a de Cubatão (SP). Elas passam a ser os primeiros ativos (patrimônio) da empresa. Em 10 de maio deste ano, a empresa começa a operar, com uma produção de 2.663 barris, equivalente a 1,7% do consumo nacional. Neste ano, o petróleo e seus derivados já representam 54% do consumo de energia no país.
1958 - Com a cara do Brasil: O primeiro logotipo da Petrobras, criado por Luiz Pepe, correspondia aos anseios nacionalistas da época, relacionando a marca da companhia às cores e formas da bandeira nacional e representando o alto padrão tecnológico da empresa.
1960 - Desafios desde o início: Uma série de cartas escritas pelo geólogo norte-americano Walter K. Link, na época alto funcionário da Petrobras, fazia considerações sobre a geologia do petróleo no Brasil, reportando a impossibilidade de produção das nossas bacias terrestres. Uma reavaliação do potencial dessas bacias realizada na ocasião deu origem ao polêmico Relatório Link, que mostrava pessimismo em relação à maior parte delas.
O documento questionava a racionalidade do dispêndio de recursos em programas exploratórios audaciosos, mas insistia que tais conclusões estavam condicionadas pelo estágio tecnológico da geofísica, e que sua melhoria poderia transformar o quadro, especialmente na exploração marítima. Um outro fator com o qual o relatório não contava: a força da Petrobras em superar desafios.
1961 - Petrobrás constrói sua primeira refinaria: Neste ano, é fundada a REDUC - Refinaria de Duque de Caxias - hoje a mais completa refinaria do Sistema Petrobras. Foi primeira a ser construída pela empresa, tendo em vista que as outras foram incorporadas.
Ela tem aproximadamente 13 km² e é responsável por cerca de 1,2 bilhões de reais por ano em impostos pagos ao governo. Produz óleos básicos para lubrificantes, diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene de aviação, parafinas, óleo combustível, aguarrás entre outros.
1961 - Do poço ao posto: A gigante lança-se ao mar. Em 1961, a Petrobras dá início à procura de petróleo na plataforma continental, em uma faixa que vai do Espírito Santo ao Maranhão (plataforma continental é a porção dos fundos marinhos pouco profunda - até 200m - localizada nas margens de um continente ou plataforma continental é a orla dos continentes banhada pelos mares, onde a água é pouco profunda - até 200m) . Neste mesmo ano, foi inaugurado o primeiro posto de abastecimento da Petrobras, em Brasília.
Ainda em 1961, a empresa atingiu um de seus principais objetivos: a autossuficiência na produção dos principais derivados, graças ao início do funcionamento da Refinaria Duque de Caxias.
1967 - O ínício da história no setor Petroquímico: É constituída a subsidiária Petrobras Química S.A (Petroquisa), para articular a ação dos setores estatal e privado na implantação da indústria petroquímica no país. A implantação de uma indústria transformadora de nafta em eteno, vislumbrada tanto por empresários do setor de refino de petróleo quanto pelo governo, marca o início da história do setor petroquímico brasileiro.
1971 - Criação da Petrobrás Distribuidora: No ínicio dos anos 70, o Produto Interno Bruto (PIB) crescia a taxas superiores a 10% ao ano, impulsionando o consumo de derivados. Como responsável pelo abastecimento nacional, a Petrobras viu-se diante da necessidade de investir no aumento da capacidade de refino.
Com a missão de contribuir para o desenvolvimento do país, comercializando, distribuindo e industrializando derivados de petróleo e outros produtos, em 1971, a Petrobras cria, então, a subsidiária Petrobras Distribuidora. A empresa era responsável por 21% do mercado. Em 1975, se tornou líder no segmento de distribuição de derivados de petróleo - posição que nunca mais perdeu.
1973 - A crise do petróleo: No início dos anos 70, os membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) elevaram substancialmente os preços internacionais, provocando o chamado Choque do Petróleo. Com isso, o mercado tornou-se conturbado e marcado por incertezas, não apenas quanto aos preços, como também quanto à garantia do suprimento. Como importante cliente das companhias estatais dos países da OPEP, com as quais manteve bom relacionamento ao longo dos anos, a Petrobras conseguiu manter o abastecimento do mercado brasileiro.
Para superar as dificuldades, o governo adotou medidas econômicas, algumas diretamente ligadas às atividades da Petrobras, como a redução do consumo de derivados e o aumento da oferta interna de petróleo. Um exemplo foi o incentivo ao uso do álcool carburante como combustível automotivo, com a criação do Programa Nacional do Álcool. Passou a ser dada prioridade aos investimentos em exploração no mar e produção, ocasionando aumento da produção do petróleo nacional, que passou a ocupar espaço cada vez maior na carga das refinarias.
Nesse momento de crise, no qual o preço do petróleo estava alto, a melhor alternativa foi continuar investindo na exploração do mar. Ao aumentar a produção nacional, o Brasil dependeria menos de importar um produto caríssimo, conseguindo também, aumentar suas reservas, o que tornaria possível aumentar suas exportações.
1975 - O princípio e o futuro dos biocombustíveis: A Petrobras tem atuação fundamental no abastecimento e distribuição do etanol. O Pró-Álcool ou Programa Nacional do Álcool é criado para substituição em larga escala dos combustíveis veiculares derivados de petróleo por biocombustíveis, devido à crise do petróleo.
A substituição de gasolina por álcool etílico - produzido através da cana-de-açúcar e mandioca entre outros insumos - gerou 10 milhões de automóveis consumidores de gasolina a menos rodando no Brasil, diminuindo a dependência do país ao petróleo importado.
1984 - Descoberta de campos gigantes em águas profundas: Em novembro, o Campo de Albacora foi descoberto na Bacia de Campos, provando a existência de campos gigantes a grandes profundidades no Brasil, marcando a história da empresa em exploração em águas profundas, nunca antes exploradas.
1986 - Há petróleo na Amazônia: Em terra, boas notícias chegavam da Amazônia. Entrava em operação o Campo de Urucu, situado na Bacia do Rio Solimões. Um marco histórico das atividades da Petrobras na região. A descoberta respondeu a uma antiga indagação, mostrando, afinal, que havia petróleo comercial, de excelente qualidade, e associado ao gás, na Amazônia.
Em 1988, entra em produção o campo de Rio Urucu, no Alto Amazonas, descoberto dois anos antes. A Petrobras se antecipa à Lei e retira totalmente o chumbo tetraetila da gasolina.
1992 - Novo reconhecimento mundial: Petrobras ganha o OTC Distinguished Achievement Award, prêmio máximo em tecnologia conferido na Offshore Technology Conference, em Houston, nos Estados Unidos, como a empresa que mais contribuiu para o desenvolvimento tecnológico da indústria offshore.
1997 - Quebra do monopólio: Termina o monopólio estatal do petróleo, por meio da Emenda Constitucional nº 9, de 9 de novembro. A Companhia se torna uma das maiores empresas de petróleo do mundo.
1998 - Gasolina para Fórmula 1: Assinatura de convênio tecnológico com a WilliamsF1 Team, que terminou em 2008. Início do fornecimento de gasolina para a equipe Williams de Fórmula 1, comprovando a excelência tecnológica da Petrobras nesse combustível. A Companhia passa a desenvolver nas pistas a gasolina que é usada nas ruas. As imagens resgatam um pouco dessa história de sucesso.
2000 - O gás vira eletricidade: Para ajudar o Brasil a vencer a crise do "apagão energético", a Petrobras compra participações em diversas termelétricas, que transformam o gás em energia elétrica. É uma estratégia eficiente para diversificação e ampliação da matriz energética brasileira. A termelétrica da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), na Bahia, é a primeira usina com participação da Petrobras a entrar em operação.
2004 - Energias renováveis: Inaugurada a primeira usina eólica da Petrobras, em escala piloto, na cidade de Macau, no Rio Grande do Norte.
2006 - Petrobrás conquista autosuficiência: Comemoramos a autossuficiência sustentável do Brasil na produção de petróleo e gás, com a entrada em operação das plataformas P-34 e P-50. Com produção média diária de 1,9 milhão de barris por dia, o país passou a exportar mais petróleo e derivados do que importar. É a realização de um sonho, que só foi possível graças ao esforço tecnológico e à dedicação de nossos empregados.
Desenvolvimento do H-Bio, um inovador processo de refino que utiliza uma parcela de óleo vegetal na produção do diesel convencional. Em setembro deste mesmo ano, ingressamos no seleto grupo de empresas que compõem o Índice Dow Jones Mundial de Sustentabilidade (DJSI), o mais importante do setor no mundo.
2008 - Biocombustíveis: É criada a empresa Petrobras Biocombustível, subsidiária responsável pelo desenvolvimento de projetos de produção e gestão de etanol e biodiesel.
2009 - Início da produção no Pré-sal: Em 1º de maio, tem início a produção de petróleo na área de Tupi. As jazidas do pré-sal podem mudar o perfil das reservas da Companhia, que em sua maior parte é de petróleo pesado, reduzindo a importação de óleo leve e gás natural.
2010 - Pré-sal a todo vapor: Estima-se que a produção de petróleo em Tupi chegará a 100 mil barris/dia.

Bibliografia: http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/nossa-historia/
Por: Isabella-19, Soliana-38, João Pedro-24, Luana-30 e Fernanda-17
3º "N"

Um comentário:

  1. A postagem realizada pelo grupo é de grande importância, visto que relata todo um histórico da Petrobras, desde a criação da mesma até a atualidade.

    ResponderExcluir