terça-feira, 23 de novembro de 2010

Irã continuará a enriquecer urânio a 20% mesmo com acordo, diz governo. 

O Irã vai continuar a enriquecer urânio a 20%, afirmou nesta segunda-feira, 17, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país à agência Irna. A declaração foi dada pouco tempo depois de Teerã firmar um acordo com Brasil e Turquia para enviar a maior parte de seu urânio enriquecido e trocá-lo em território turco por material nuclear preparado para uso pacífico.
             "Claro que o enriquecimento a 20% irá continuar em nosso próprio país", disse o porta-voz Ramin Mehmanparast. O Irã recebeu muitas críticas internacionais em fevereiro, após começar a enriquecer urânio a 20%, necessário como combustível em seu reator de pesquisas.
               O processo de enriquecimento de urânio pode ser usado tanto para fins pacíficos como para um programa de armas nucleares. Potências lideradas pelos EUA temem que o Irã busque secretamente essas armas, mas Teerã alega ter apenas fins pacíficos. Para produzir uma bomba atômica, é preciso urânio enriquecido a mais de 90%.
               Os ministros de Relações Exteriores do Irã, da Turquia e do Brasil assinaram um acordo sobre o programa nuclear iraniano na reunião do G-15 (17 países em desenvolvimento), em Teerã. O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, aceitou trocar 1.200 quilos de urânio por material nuclear (enriquecido a 20%) equivalente para seu reator de pesquisas médicas. O processo deverá se dar em território turco.
               O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou o acordo como uma "vitória da diplomacia". O Brasil, ao lado da Turquia, eram dois dos membros não permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que rejeitavam a imposição de sanções contra o Irã por conta de seu programa nuclear e pediam mais diálogo.
                O Irã já foi alvo de três rodadas de sanções no Conselho de Segurança por se recusar a interromper o enriquecimento de urânio. Os membros permanentes do órgão - EUA, França, Reino Unido, Rússia e China - negociam uma quarta rodada de sanções à República Islâmica. Chineses e russos, porém, mostram-se desfavoráveis às resoluções devido à boas relações comerciais que mantêm com os iranianos.
                 Diplomatas ocidentais próximos à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão regulador das atividades nucleares mantido pela ONU, afirmaram que o acordo não elimina as chances de serem aplicadas novas sanções, já que o Irã se recusa a interromper o enriquecimento de urânio. O pacto, porém, pode dificultar a ação do Conselho, já que Rússia e China podem se distanciar das negociações.

Entenda o processo de enriquecimento do urânio
             O enriquecimento do urânio é uma das etapas fundamentais para a geração de energia nuclear, bem como para a fabricação de uma bomba atômica. O que separa a utilização desse minério para fins pacíficos ou não pacíficos é o grau de enriquecimento do urânio.
             O urânio extraído da natureza vem em dois isópotos (átomos do mesmo elemento químico, mas com massas atômicas diferentes): U-235 e U238. O U-235 é o tipo usado para gerar energia, ou fazer uma bomba, mas a concentração natural dele é de apenas 0,7% do volume total extraído. Para que ele possa ser usado é necessário aumentar a concentração do urânio 235, através do processo conhecido como enriquecimento. O procedimento mais usado para fazer isso é através de centrífugas.
             Após reagir com ácido fluorídrico, o urânio vira um gás, que é então colocado em uma série de ultracentrífugas. Como os átomos de U-238 são mais pesados, eles tendem a se moverem para as paredes da centrífuga. É com essa separação que se consegue aumentar a concentração de U-235.
             As usinas nucleares brasileiras em Angra dos Reis, por exemplo, utilizam urânio enriquecido em 4% – ou seja, com 4% de concentração de U-235. Um enriquecimento de 20% é necessário para motores portáteis movidos a propulsão nuclear, como para um submarino, mas ainda somente para fins pacíficos. Já para se fazer uma bomba atômica é necessário elevar esse enriquecimento acima de 90%.
              Portanto, quem domina a técnica para enriquecer urânio para geração de energia tem, teoricamente, possibilidade de ampliar o procedimento e chegar ao nível necessário para uma bomba – e por isso o controle tão rígido da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) sobre os países que tem essa tecnologia.
             Atualmente estão em funcionamento no mundo 436 reatores nucleares em usinas de energia em 29 países, que geram cerca de 15% da energia elétrica mundial. No entanto, nem todos esses países têm autonomia no enriquecimento de urânio, quase metade deles compra o combustível no exterior. O Brasil já domina a tecnologia para ser auto-suficiente no enriquecimento de urânio, mas ainda não tem escala de produção suficiente para abastecer as usinas de Angra.
               Por isso, a INB (Indústrias Nucleares do Brasil), empresa estatal responsável pelo fornecimento de combustível nuclear para as usinas, atualmente manda o urânio no início do processo para o consórcio europeu Urenco, que faz o enriquecimento a cerca de 4%. A empresa tem um projeto de expansão e instalação de novos equipamentos que devem permitir, em 2014, que seja feito no Brasil o ciclo completo de enriquecimento de todo o urânio usado nas usinas de Angra 1 e 2 e parte da demanda da futura usina de Angra 3, caso ela já esteja em funcionamento até lá.



Fonte:  http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ira-continuara-a-enriquecer-uranio-a-20-mesmo-com-acordo-diz-governo,552823,0.htm
imagiem: http://www.estadao.com.br/fotos/uranio.gif


Alunos 3° "M"

Eduardo Minetto
Flávia Mai
Helen Zart
Larissa Salla
Ricardo Lanzarini
Tamara Erdmann

Um comentário: