quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vantagens e Desvantagens da Energia Nuclear

É uma energia com inúmeras vantagens, tanto a nível energético, como ambiental e econômico, mas como contrapeso as suas desvantagens são demasiado pesadas para qualquer país, os acidentes afetam sempre em grande escala a população, durante anos irão prejudicar e pôr em causa vidas das gerações presentes e vindouras, é um fardo demasiado grande para qualquer país.


As vantagens do uso da energia nuclear são:
-Não contribui para o efeito de estufa ou chuvas ácidas;
-Não polui o ar com gases de enxofre, nitrogênio, particulados, etc.;
-Não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação;
-Não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos);
-Pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera;
-Grande disponibilidade de combustível;
-É uma fonte mais concentrada na geração de energia, uma pequeno pedaço de urânio pode abastecer um cidade inteira, fazendo assim com que não sejam necessários grandes investimentos no recurso.
-A quantidade de resíduos radioativos gerados é extremamente pequena e compacta;
-A tecnologia do processo é bastante conhecida;
-O risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao óleo das termoelétricas;
-Não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias;

-É um combustível mais barato que muitos outros como por exemplo o petróleo, o consumo e a procura ao petróleo fez com que o seu preço disparasse, fazendo assim, com que o urânio se tornasse um recurso, comparativamente com o petróleo, um recurso de baixo custo.


Já as desvantagens são menos, mas são argumentos muito fortes.
-Necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos;
-Necessidade de isolar a central após o seu encerramento;
-Os resíduos produzidos emitem radiatividade durante muitos anos;
-Dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança;
-Grande risco de acidente na central nuclear.

-Ser uma energia não renovável, como referido anteriormente, torna-se uma das desvantagens, visto que o recurso utilizado para produzir este tipo de energia se esgotará futuramente;
-As elevadas temperaturas da água utilizada no aquecimento causa a poluição térmica pois esta é lançada nos rios e nas ribeiras, destruindo assim ecossistemas e interferindo com o equilíbrio destas mesmas.-O risco de acidente, visto que qualquer falha humana, ou técnica poderá causar uma catástrofe sem retorno, mas actualmente já existem sistemas de segurança bastante elevados, de modo a tentar minimizar e evitar que estas falhas existam, quer por parte humana, quer por parte técnica.
-A formação de resíduos nucleares perigosos e a emissão causal de radiações causam a poluição radioactiva, os resíduos são um dos principais inconvenientes desta energia, visto que actualmente não existem planos para estes resíduos, quer de baixo ou alto nível de radioactividade, estes podem ter uma vida até 300 anos após serem produzidos podendo assim prejudicar as gerações vindouras.
-Pode ser utilizada para fins bélicos, para a construção de armas nucleares, está foi uma das primeiras utilizações da energia nuclear, os fins bélicos são a grande preocupação nível mundial, porque projectos nucleares como o do Irão, que ameaçam a estabilidade económica e social.
-Ser uma energia cara, visto que  tanto o investimento inicial, como posteriormente a manutenção das energias nucleares são de elevados custos, até mesmo o recurso minério, visto que existem países que não o possuem, ou não em grande abundância, tendo assim, que comprar ao estrangeiro.
-Os seus efeitos, visto que na existência de um acidente, as consequências deste iram fazer-se sentir durante vários anos, visto que a radioactividade continuará a ser libertada durante vários anos


Essas são algumas das vantagens e desvantagens que fazem muitas pessoas defenderem ou não essa energia nuclear, mas é preciso analisar cada ponto positivo e negativo para ver se compensa usar uma energia que pode interferir nos ecossistemas, um ecossistema que já está sendo prejudicado brutalmente por problemas do planeta terra, é por isso que nenhuma decisão deve ser tomada antes de analisar cada vantagem e desvantagem causada pela energia nuclear, uma energia também traz benefícios que ajudariam demais alguns países do mundo.


Via: http://energiaeambiente.wordpress.com
http://www.notapositiva.com


ALUNOS:
Janielli n°20
Marlony n°32
Matheus n°33
Thais n°39
Welida n°41
Mariana n°43


3° ''N''

Um comentário:

  1. Com toda certeza, antes de qualquer atitude há necessidade de se analiza-la, para que os riscos e/ou alterações no ambiente não sejam ainda maiores.
    Se por um lado a energia nuclear é uma solução para a crise energética do planeta, ainda há muitos recursos que podem ser explorados sem que haja risco para a população, a exemplo da energia solar.

    ResponderExcluir