quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Produção do álcool

O álcool etílico ou etanol é obtido a partir de vegetais ricos em açúcar, como por exemplo a cana-de-açúcar, a beterraba e as frutas do amido, extrato da mandioca, do arroz e do milho, e da celulose extraída da matéria principalmente dos eucaliptos.
A maior parte do álcool produzido é obtida através da cana-de-açúcar. A mandioca também é utilizada,porém em menor escala.
1 hectare de cana-de-açúcar produz 3.350 litros de álcool
1 hectare de mandioca produz 2.550 litros de álcool
1 hectare eucalipto possui em média 20 tonelada, que produz 2.100 litros 
Preparação do solo para o plantio utilizando todas as técnicas e verificação do pH, etc. Assim a cana-de-açúcar passa pelas fases de crescimento e maturação. O período da safra ocorre de Abril a Dezembro, no frio e seca, a quantidade de açúcar, aumenta muito.
Caso não ocorra, a própria planta consome o açúcar que produziu, diminuindo a quantidade de álcool obtida.
 Após o corte é transportada a usina, lavada, tirando a sujeira mais grossa, é picada e, finalmente moída.

A moagem produz um caldo, a garapa e o bagaço, parte sólida, rica em celulose. A mistura garapa-residuo é filtrada. Feita a separação, o bagaço é utilizado para cogeração de energia, como matéria prima pode ser utilizado na produção de celulose, chapas de aglomerado e ração animal. A garapa é aquecida para eliminar a água, formando um líquido viscoso e rico em açúcar, o melaço, do qual pode se obter tanto o açúcar como o álcool.A obtenção de alcool é através da fermentação, ao acrescentarmos água e um pouco de ácido ao melaço.
Obtemos o produto chamado mosto de fermentação. Os micro-organismo, ao alimentarem, produzem enzimas, que aceleram a transformação do açúcar, agem como catalizadores da reação que transformam o açúcar em álcool.
Esse processo tem duração de 50 horas e o álcool obtido equivale a 13% do volume do mosto de fabricação.
Ao final da fermentação,se inicia a destilação para separar o álcool.
Destilação: é utilizada para separar misturas, isto significa isolar componentes, separar misturas formadas por sólidos e líquidos ou por vários líquidos.
Obtenção do álcool etílico: é obtido pela destilação fracionada do mosto fermentado, uma operação realizada nas destilarias, obtêm-se frações de composição diferentes sendo uma delas constituída de uma mistura de 96% de álcool e 4% de água. Tal mistura chama-se álcool 960 GL (96 graus Gay-Lussac), o 1000 GL é puro e 00 GL corresponde a água pura.
O álcool obtido na destilação contém 4% de água
Para obter álcool puro ou anidro, deve-se retirar a água excedente, o processo utilizado consiste em adicionar cal vivo à mistura, reage com água, formando hidróxido de cálcio.

CaO + H2O Ca (OH)2
óxido de água hidróxido de
cálcio cálcio

Como o hidróxido de cálcio não é solúvel em álcool etílico ocorre a formação de uma mistura heterogênea.
Cada litro de álcool obtido na destilação produz cerca de 12 litros de resíduos do mosto fermentado e recebe o nome de vinhaça ou (vinhoto) cujo o aproveitamento é utilizado como fertilizante aumentando a produtividade e sendo útil ao canavial.





Via: http://www.cepa.if.usp.br/energia/

Janiélli     nº 20
Marlony   nº 32
Mateus    nº 33
Thais       nº 39
Welida     nº41
Mariana   nº 43
3º ''N''

Um comentário:

  1. Contudo cabe ressaltar o perigo de se usar o vinhoto, uma vez que o mesmo quando lançado nos cursos d’água, consome o oxigênio,
    causando a morte de peixes e de plantas.
    Como normalmente o vinhoto é jogado diretamente nos cursos d’água, isso se tornou um dos maiores fatores de poluição das bacias dos rios,
    como também uma fonte de desperdício, frente a um agricultor sustentável.

    ResponderExcluir