terça-feira, 9 de novembro de 2010

Petróleo: mistura de hidrocarbonetos

O Petróleo é um produto da transformação da matéria orgânica (encontrada no fundo dos mares ou em terra) que passou por modificações ao longo de milhares de anos. O nome dado a essa espécie deriva do latim: petra = pedra, oleum = óleo e, como o próprio nome já diz, é um líquido oleoso (denso e de cor escura), extraído da pedra.

Composição química do Petróleo: Esta matéria é composta por produtos nitrogenados e sulfurados (derivados do nitrogênio e enxofre), oxigênio e matéria orgânica decomposta. É considerado uma mistura de hidrocarbonetos porque seus derivados possuem de 1 a 38 carbonos em suas cadeias estruturais, como também hidrogênio.

Jazidas de Petróleo: talvez você pense que o petróleo é encontrado na forma de um rio subterrâneo, mas não é verdade. O óleo fica impregnado às rochas sedimentares (rochas porosas formadas por calcário e areia) e estas o absorvem transportando-o para o interior da crosta terrestre. As jazidas (poços de petróleo) são formadas porque algumas rochas são impermeáveis, sendo assim, o óleo se acumula formando poços de petróleo.

Extração de Petróleo: primeiro é preciso localizá-lo, o que é difícil porque se encontra em locais subterrâneos. Após a etapa de localização é hora de perfurar o poço, e para retirar o petróleo depende da quantidade de gás presente: se for em grande quantidade o óleo é expelido sozinho em razão da pressão exercida sobre o mesmo, agora se não houver pressão alguma é preciso recorrer às bombas de extração. 

Utilizações do Petróleo: sua utilização mais conhecida é como combustível de automóveis, mas também é usado na obtenção de plásticos, fibras artificiais e até medicamentos.
                                                                                                                     
ALUNOS: 3° "M"

GISLAINE 18
IASMIM 22
JOSÉ 23
JULIANO 24
LUYARA ?






Um comentário:

  1. As utilidades das diferentes frações do petróleo são muitas. O refino do petróleo se dá através de um processo denominado destilação fracionada por meio do qual os hidrocarbonetos são separados devido aos diferentes pontos de ebulição.
    Os principais produtos são:
    * Asfalto
    * Diesel / óleo diesel
    * Nafta
    * Óleo combustível
    * Gasolina
    * Querosene e querosene de aviação
    * Gás liqüefeito de petróleo
    * Óleos lubrificantes
    * Ceras de parafinas
    * Coque

    ResponderExcluir