terça-feira, 9 de novembro de 2010

Os Hidrocarbonetos

Os hidrocarbonetos (compostos orgânicos formados apenas de hidrogénio e carbono) encontram-se em geral no petróleo, no gás natural e no carvão. Todos os anos, mais de 25 000 crianças com menos de 5 anos intoxicam-se ao ingerirem destilados de petróleo (como a gasolina, o querosene e a aguarrás), hidrocarbonetos halogenados (como tetracloreto de carbono, presente em líquidos para a lavagem a seco, líquidos e dissolventes) e dicloreto de etileno (presente em limpadores de pintura). Contudo, a maioria das mortes por intoxicação por hidrocarbonetos produz-se em adolescentes que deliberadamente inalam substâncias voláteis. Pequenas quantidades destas substâncias, sobretudo líquidos que correm a jacto com facilidade, podem entrar nos pulmões e lesá-los directamente. Entre os líquidos mais espessos, os óleos que se usam em produtos como os abrilhantadores de móveis são muito perigosos porque são extremamente irritantes e podem causar uma pneumonia grave por aspiração.

Outro problema dos hidrocarbonetos é A presença do gás metano
O que ninguém anda discutindo é a presença de um outro gás, cerca de vinte vezes mais potente que o dióxido de carbono quando se trata de efeito estufa: o metano.

O metano é o hidrocarboneto (composto que possui apenas carbono e hidrogênio em sua estrutura) mais simples. É um gás inodoro e incolor, também conhecido como biogás. Sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade em água, e está contida em quase todos os gases naturais.

As principais fontes de metano são:
# Emanação através de vulcões de lama e falhas geológicas;
# Decomposição de resíduos orgânicos;
# Fontes naturais (pântanos);
# Extração de combustível mineral (o metano é extraído de depósitos geológicos como um combustível mineral juntamente com outros combustíveis hidrocarbonetos);
# Processo de digestão em animais herbívoros;
# Bactérias encontradas em plantações de arroz;
# Aquecimento ou combustão de biomassa anaeróbica.

É importante lembrar que 60% da emissão de metano no mundo é produto da ação humana. Essa emissão tem origem na agricultura, com grande destaque para a rizicultura, e na criação de bovinos. Durante os últimos 200 anos, a concentração deste gás na atmosfera aumentou de 0,8 para 1,7 ppm (partes por milhão).

Via: Livro Águia, Livro Folhas

ALUNOS:
JANIELLI Nº20
MARLONY Nº32
MATHEUS Nº33
THAIS Nº39
WELIDA Nº41
MARIANA Nº43

3º ''N''

Um comentário:

  1. O tema em questão envolve hidrocarbonetos e petróleo. O texto que vocês postaram está relacionado a outros tipos de hidrocarbonetos e, portanto, foge ao tema proposto para o trabalho. É preciso refazer a postagem.

    ResponderExcluir