quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O etanol como combustível
   Ao contrário do que se pensa, o uso do álcool como combustível acompanha o nascimento dos automóveis. Tem como características técnicas ser menos inflamável e menos tóxico que a gasolina e o diesel. Ele pode ser produzido a partir de biomassa (resíduos agrícolas e florestais). No Brasil, ele é gerado principalmente da cana-de-açúcar. Nos Estados Unidos, o milho é o mais usado.
    O uso de álcool combustível teve seu primeiro ápice no país a partir da década de 70, com a crise de petróleo no mundo e o nascimento do Proálcool (Programa Nacional do Álcool) em 1975, que incentivava o cultivo da cana-de-açúcar e provia recursos para construção de usinas, e tinha como apelo o fato de ser uma fonte de energia renovável e menos poluidora que os derivados do petróleo, o que possibilitou o desenvolvimento de uma tecnologia 100% nacional. Entretanto o projeto enfrentou a valorização do açúcar e o fim da crise do petróleo e tornou-se inviável.
   Atualmente o álcool volta à cena, diante dos conflitos internacionais, que influenciam fortemente o preço do barril de petróleo. Tanto a União Européia quanto os Estados Unidos, voltam sua atenção esse nosso combutível.
   O Brasil se torna, portanto, o país do combustível verde, o que tem aspectos positivos e negativos. Para entender um pouco da conjuntura atual, apresente esses dois gráficos e solicite que seus alunos interpretem:
Fonte:http//portaldoprofessor.mec.gov.br http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1655/imagens/producao-etanol1.jpg

Nomes: Jociane  N° 25
             Jean       N° 22
            Camila Q N° 7
            Valdirene N° 40 
            Jaqueline  N° 21
           Roseli       N° 37
Recuperação

O gráfico mostra o gradativo e crescente aumento na produção de etanol mundial. Destaca o Brasil que tem aumentado significativamente sua produção nas décadas de 70 até os dias atuais, e mostra que o nosso país tem sido um dos principais responsáveis pelo aumento em escala mundial da produção e utilização deste recurso.

Um comentário:

  1. Seria interessante que o grupo fizesse a interpretação sugerida na postagem como complementação do texto.

    ResponderExcluir