quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Impactos Ambientais da Energia Nuclear

Desde que foi discuberto o urânio, os cientistas de todo o mundo se debruçam cada vez mais em formas de evitar acidentes e prejuísos para a saúde, o que ocorre com frequência nas fases iniciais de investigações.É de conhecimento e consciência geral o perigo que podem causar exposições à radiações radioativas, mas de conhecimento de poucos que esta exposição é natural, que faz parte do nosso cotidiano, e que possuimos defesas naturais no nosso sistemas imunitários, mas que também tem limites.

Efeitos das Radiações

Nos seres vivos os efeitos causados pela exposição à radiotividade manifestam-se a dois níveis:

*Nível somático, cuja a expressão máxima é a morte.
*Nível genético, que é responsável pelo aumento de mutações, podendo assim originar aberrrações genéticas nas gerações posteriores.

Estes efeitos dependem da natureza da radiação, do seu tempo de vida, da intensidade e dos órgãos ondem esta é acumulada, e tal com varia os efeitos, também varia a sua capacidade de penetração nos tecidos.

Os neutrõese os raios gama são os que mais facilmente alcançam o interior do organismo, e são estes que são libertados em exploções nucleares ou em acidentes nos reatores.

Existem partículas que so se tornam prejudiciais se entrarem diretamente no organismo, normalmente por via da alimentação ou pelo ar que respiramos.Quando uma radiação incide num tecido biológico, altera as características químicas das moléculas destes, que ou matan a célula ou originam divisões nesta não controláveis.No primeiro causo o organismo elimina e substitui as células mortas, mas no segundo caso na maoiria dos causos acaba por se gerar tumores malignos.Devido a estas reações é que é tão perigoso e temido os acidentes nucleares.

O pó radioativo que por vezes é extremamente fino pode com facilidade introduzir-se no organismo e aí ficar acumulado.

3° "N"
Camila Balestrin
Camila Zibetti
Keila
Roberto

http;//www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/geografia/10energianuclear.htm

Um comentário: