quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Etanol celulósico o novo combustivel renovavel

A celulose, principal componente da biomassa (derivados de organismos vivos para produção de combustíveis, quantidade total de matéria viva existente num ecossistema), é o polímero mais abundante da Terra. E é formado por uma cadeia linear de moléculas de glicose ligadas entre si.Essas  ligações contém energia livre e que  podem ser quebradas para liberar açúcares fermentáveis.Porém, a celulose é muito bem protegida pelas plantas, a fim de que não sejam facilmente utilizadas por predadores.

A produção de etanol a partir da cana-de-açúcar ocorreatraves da  fermentação alcoólica da sacarose. A cana pertence a um grupo de plantas denominadas família Poaceae (gramíneas), do qual também fazem parte o milho, sorgo, trigo e arroz.

O processo utilizado a  partir da cana é realizado por extração e fermentação do caldo, que tem cerca de 15% de sacarose e 15% de fibras. O caldo é esterilizado e purificado. O álcool produzido é então separado da água por destilação. Uma parte destes processos é impulsionada pela energia obtida com a queima do bagaço da cana que alimenta as caldeiras e gera eletricidade. Mesmo utilizando o bagaço para a geração de energia, a usina tem um excesso de cerca de 10% da biomassa.

O diretor do programa de Ciências Básicas, do laboratório do Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), em Campinas (SP), Marcos Buckeridge, afirma que o etanol celulósico, ao lado do biodiesel, é uma promissora fonte de combustível sustentável e eficiente capaz de atender à demanda universal por combustíveis líquidos, tanto para propelir veículos quanto para alimentar as iminentes células de combustível.

3° "N"
Camila Balestrin
Camila Zibetti
Keila
Roberto


http://www.agrosoft.org.br/agropag/213116.htm

Um comentário:

  1. Poderia aqui citar os dois processos comumente mais usados na produção do etanol celulosico: a hidrólise e a fermentação.
    Achei que a informação ficou um tanto que restrita.

    ResponderExcluir