quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cabelos usados para limpar petróleo no Golfo do México


A Ong Matter of Trust, entidade beneficente sediada em São Francisco, na Califórnia, está promovendo uma coleta de cabelo e pelos de animais para a limpeza de praias no Golfo do México. A operação, que conta com a colaboração de salões de cabeleireiro e fazendeiros do mundo todo, tem como objetivo auxiliar na limpeza da mancha de petróleo que se espalhou pelo oceano depois da explosão de uma plataforma no dia 20 de abril.
Os fios de cabelo coletados são colocados dentro de meias de náilon, para ajudar a absorver o óleo espesso que se aproxima das praias dos estados vizinhos ao local do vazamento, como Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida. De acordo com a Matter of Trust, em torno de 370.000 salões participam da campanha de arrecadação de cabelo.
O Brasil contribui com carregamentos e doações coordenadas a partir do site de relacionamentos Facebook. França, Inglaterra, Espanha, Austrália e Canadá também fazem doações.
Técnica - Cerca de 200.000 quilos de cabelo chegam à sede da Ong todos os dias. Em entrevista à BBC, a co-fundadora da entidade, Lisa Gautier, explicou que o cabelo é um material extremamente eficiente na absorção de todos os tipos de óleo, incluindo o petróleo. Segundo ela, cada folículo tem grande área de superfície, à qual o óleo adere.
Os voluntários se encarregam de colocar o cabelo dentro de meias em 15 armazéns nas regiões próximas ao desastre. A ideia é deixar essas meias na areia das praias, e não no mar. A técnica tem a aprovação da empresa Applied Fabric Technologies, segundo maior fabricante de utensílios para a absorção de petróleo no mundo.




Alunos do 3º "M":

Ana Paula M.    06
Ana Paula P.     07
Andressa R.      09
Norberto F.      31
Paulo H. L.       33
Felipe Z.           46

Um comentário:

  1. A informação é, no mínimo, diferente. Quem diria que cabelos poderiam ajudar a amenizar o problema ambiental causado pelo desastre ocorrido no Golfo do México.

    ResponderExcluir